Pontos de interesse

Descobrir as serras

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, estende-se desde o planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, incluindo as serras da Peneda, do Soajo, da Amarela e do Gerês. É também a primeira área protegida a ser criada em Portugal, em 1971.

A orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental conferiram a toda a área características botânicas particulares traduzidas na existência de uma flora diversificada, cujo símbolo é o lírio do Gerês, espécie endémica da Península Ibérica.

Descobrir as serras
Descobrir as espécies

Pontos de interesse

Descobrir as espécies

A fauna do parque nacional foi outrora a mais rica do país, quando existiam na zona o urso pardo e a cabra-montês. Contudo, apesar do desaparecimento destas espécies, apresenta, ainda hoje, uma grande variedade de espécies dais quais se destacam: o corço, o lobo ibérico, a águia-real, a raposa e o javali, entre outras espécies.

A visita a uma área protegida deve ser feita de modo a perturbar ao mínimo o ambiente natural envolvente. Só assim será possível desfrutar em pleno das paisagens, sons e cheiros que tornam o parque nacional num local único no nosso país.

Pontos de Interesse

Termas do Gerês

Parque Nacional

Santuário de São Bento da Porta Aberta

Cascata do Arado

Cascata Tahiti

Barragem da Caniçada

Barragem de Vilarinho das Furnas

Rio Homem

Termas de Caldelas

0,4 km

1,6 km

9,8 km

10 km

11,9 km

5,5 km

17,3 km

10 km

37,6 km

Restaurantes e Mercados

Supermercado, Padaria e Talho

Restaurante Adega Ramalho

0,4 km

1,8 km

Aeroportos mais próximos

Aeroporto de Vigo

Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto)

120 km

95 km